Questão:
Ligação em C2 diatômico, uma ligação quádrupla carbono-carbono?
Janice DelMar
2012-06-05 06:32:31 UTC
view on stackexchange narkive permalink

O carbono é bem conhecido por formar ligações $ \ ce {C-C} $ simples, duplas e triplas em compostos. Há um relatório recente (2012) que o carbono forma uma ligação quádrupla no carbono diatômico, $ \ ce {C2} $. O trecho abaixo foi retirado desse relatório. A quarta ligação parece muito estranha para mim.

$ \ ce {C2} $ e suas moléculas isoeletrônicas $ \ ce {CN +} $, BN e $ \ ce {CB -} $ (cada tendo oito elétrons de valência) são vinculados por uma ligação quádrupla. A ligação compreende não apenas uma ligação σ e duas ligações π, mas também uma ligação 'invertida' fraca, que pode ser caracterizada pela interação de elétrons em dois orbitais híbridos sp apontando para fora.

enter image description here

De acordo com Shaik, a existência da quarta ligação em $ \ ce {C2} $ sugere que não é realmente diradical ...
If $ \ ce { C2} $ fosse um diradical, formaria imediatamente clusters maiores. Acho que o fato de você poder isolar $ \ ce {C2} $ indica que há uma barreira, por menor que seja, para evitar isso.

Teoria orbital molecular para dicarbon, por outro lado, prevê uma ligação dupla CC em $ \ ce {C2} $ com 2 pares de elétrons em orbitais de ligação $ \ pi $ e uma ordem de ligação de dois. "As energias de dissociação de ligação (BDE) de $ \ ce {B2, C2} $ e $ \ ce {N2} $ mostram um BDE crescente consistente com ligações simples, duplas e triplas." ( Ref) Portanto, este modelo da molécula $ \ ce {C2} $ parece bastante razoável.

Minhas perguntas, já que esta definitivamente não é minha área de especialização:

• O dicarbono é encontrado naturalmente em qualquer quantidade e quão estável é? É fácil fazer no laboratório? (O artigo da Wikipedia relata isso em atmosferas estelares, arcos elétricos, etc.)
  • Há boas evidências para a presença de uma ligação quádrupla em $ \ ce {C2} $ que não seria igualmente bem explicada por ligação dupla?
Você pode estar interessado nesta postagem de blog de Rzepa no [$ \ ce {CN +} $ cation] (http://www.ch.imperial.ac.uk/rzepa/blog/?p=3065), que supostamente contém uma ligação quádrupla $ \ ce {CN} $ e é isoeletrônica com $ \ ce {C2} $
@Richard Terrett Obrigado pela referência ... é um que eu não tinha encontrado. Portanto, a ligação quádrupla é plausível do ponto de vista de cálculo (se estou lendo certo). Existe evidência experimental que poderia / apoiaria uma visão ou outra? Como eu disse, estou "um pouco" fora do meu campo aqui.
[Há um exemplo em que C pode ter ligações quádruplas com U] (http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2012/SC/C2SC20329D)
@JaniceDelMar Não há evidências e nunca haverá. A molécula C2 se parece com qualquer outra homodiatômica: duas bolas fofas de densidade de elétrons juntas. Onde estão as quatro cordas nessa foto?
Não formaria necessariamente aglomerados mais altos, porque talvez 2 C-C -> C-C-C-C seja uma reação endotérmica. O produto também é um diradical! É uma não explicação.
Ainda não consegui ler, mas aqui está outro artigo muito recente dos mesmos autores sobre o tema: [A natureza do quarto vínculo no estado fundamental de C2: o enigma do vínculo quádruplo] (http: // dx .doi.org / 10.1002 / chem.201400356)
Quatro respostas:
F'x
2012-08-28 00:29:11 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Ok, isso não é tanto uma resposta, mas um resumo do meu próprio progresso neste tópico, depois de pensar um pouco nele. Não acho que seja um debate resolvido na comunidade ainda, então não me sinto muito envergonhado por isso :)

Algumas das coisas que vale a pena notar são:

• A energia da ligação encontrada pelos autores para esta quarta ligação é $ \ pu {13,2 kcal / mol} $ , ie cerca de $ \ pu {55 kJ / mol} $ . Isso é muito fraco para uma ligação covalente. Você pode compará-lo com outros valores aqui ou com as energias das três primeiras ligações no carbono com ligação tripla, que são respectivamente $ 348, 266 $ span> e $ \ pu {225 kJ / mol} $ . Esta quarta ligação é na verdade ainda mais fraca do que a mais forte das ligações de hidrogênio ( $ \ ce {F \ bond {...} H – F} $ , em $ \ pu {160 kJ / mol} $ ). Outro ponto de vista sobre este artigo poderia ser: “a ligação de valência necessariamente prevê uma ligação quádrupla, e agora foi calculada com precisão e considerada bastante fraca.”

• Os resultados deste artigo são consistentes com cálculos anteriores usando outros métodos de química quântica (por exemplo, os cálculos DFT na referência 48 do artigo Nature Chemistry ) que encontraram uma ordem de ligação entre 3 e 4 para o dicarbonato molecular.

• No entanto, a existência dessas ligações quádruplas está um pouco em desacordo com a energia coesiva do dicarbonato de fase gasosa, de acordo com a Wikipedia é $ \ pu {6,32 eV} $ , ie $ \ pu {609 kJ / mol} $ . Este último valor está muito mais alinhado com ligações duplas típicas, relatado em uma média de $ \ pu {614 kJ / mol} $ . Isso ainda é um pouco doloroso para mim ...

Eric Brown
2013-05-04 11:20:38 UTC
view on stackexchange narkive permalink

O verdadeiro problema é que ninguém jamais tirou uma foto (ou seja, densidade de elétrons) de casos genuínos, inequívocos, de um único, duplo, triplo, quádruplo ??? títulos. E nunca o farão, porque esses conceitos não são baseados na mecânica quântica.

Dois átomos residem um ao lado do outro, e se eles têm uma interação eletrostática favorável, então um certo tipo de topologia surge em sua densidade de elétrons . (q.v. Teoria Quântica de átomos em moléculas)

Você também pode dizer que toda "ligação" é uma ligação simples, ou, equivalentemente, uma ligação infinita.

Esses tipos de artigos são falsos, pois não podem ser confirmados experimentalmente. Eles tiveram sorte com os revisores e / ou um editor que conhece seus leitores está morrendo de vontade de ouvir a notícia de um vínculo quádruplo, tendo ouvido por tantos anos que o triplo é o máximo que você pode fazer.

I quer dizer, o que as pessoas procuram? Quatro "cordas" que ligam os dois átomos de carbono? Onde está a linha divisória inequívoca e imparcial entre as energias de ligação de uma ligação simples / dupla / tripla / quádrupla?

1) A densidade de elétrons pode ser observada. 2) Ligações quádruplas são bastante óbvias em complexos de metais 3) Mesmo ligações hextuplas são teoricamente possíveis em certas moléculas ...
1) Sim, é por isso que citei a densidade do elétron como um exemplo de um observável que pode ser usado para confirmar. 2) citação necessária 3) exemplo necessário. Obrigações hexatuais?
Tan Yong Boon
2019-06-04 17:42:30 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Uma publicação recente de Chen & Manz (2019) sobre a ordem de ligação das moléculas diatômicas tocou nessa controvérsia em sua discussão. Em seu estudo, eles empregaram um novo método de análise, que chamaram de Análise de Componentes de Ordem de Ligação (BOCA), para calcular mecanicamente as ordens de ligação de 288 moléculas diatômicas e íons. Eles discutiram a diatômica $ \ ce {C2} $ , $ \ ce {Mo2} $ e $ \ ce {O2} $ em maiores detalhes. O seguinte texto editado retirado da publicação concentra-se em sua discussão sobre a ligação diatômica em $ \ ce {C2} $ :

Fig. 2A exibe os orbitais de rotação naturais, suas ocupações e seus componentes de ordem de ligação para o dímero de carbono, $ \ ce {C2} $ . (Aqui, adotamos a convenção de rotular o primeiro orbital de valência (em vez do orbital central) como $ 1 \ sigma_g $ .) O $ 1 \ sigma_g $ , $ 1 \ sigma_u $ e $ 2 \ sigma_g $ formas orbitais mostram uma forte combinação $ \ mathrm {s – p} $ . Quatro orbitais de spin naturais tiveram componentes de ordem de ligação significativamente positivos. O $ 1 \ pi_ {u, x} $ e $ 1 \ pi_ {u, y} $ span > componentes ( $ 0,786 $ ) eram maiores do que o componente $ 1 \ sigma_g $ ( $ 0,667 $ ) que era maior do que o componente $ 1 \ sigma_u $ $ (0,407 ) $ . O orbital $ 2 \ sigma_g $ teve uma contribuição de BO insignificante $ (0,045) $ . Esses componentes do pedido de títulos somam $ 2,727 $ . Nossas descobertas estão de acordo com uma ordem de ligação de dímero de carbono de $ 2–3 $ causada por quatro componentes de ligação, ( ie , dois $ \ sigma $ -componentes de ligação e dois $ \ pi $ -componentes de ligação maiores) relatados por vários grupos de pesquisa como discutido por Hermann e Frenking.

Molecular orbitals of C2

Então, sim, parece haver, de fato, quatro componentes de ligação contribuindo para o ordem de ligação do dímero, mas cada componente contribui com menos de uma ligação. Portanto, a ordem geral do título é muito menor do que o valor de quatro.

Referência

Taoyi Chen, Thomas A. Manz, "Bond orders of the diatomic molecule," RSC Adv. 2019 , 9 , 17072- 17092 (DOI: 10.1039 / C9RA00974D).

UltimateMeow1
2019-12-17 06:50:55 UTC
view on stackexchange narkive permalink

O carbono 100% pode formar uma ligação quádrupla em C2. Todo e qualquer átomo de gás não nobre está tentando obter uma camada externa de 8. Elementos diatômicos são elementos que podem se ligar a si mesmos (os três mais comuns são oxigênio, nitrogênio e hidrogênio). Um acrônimo para lembrar os elementos diatômicos é H O Br F I N Cl. Como você pode ver, "C" não é um deles. Porém, esses elementos só podem se ligar a si mesmos porque, se o fizerem, eles obterão uma camada externa completa. 2 Nitrogênios compartilham 3 elétrons entre si e sobram 2 em cada um. 3 + 3 = 6 + 2 = 8. O carbono tem 4 elétrons de valência e precisa ganhar 4. É leve o suficiente para formar uma ligação quádrupla e, se o fizer, compartilhará todos os quatro elétrons com o outro carbono! Portanto, cada carbono terá um total de 8 elétrons de valência.

Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 3.0 sob a qual é distribuído.